Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Família Aguiar CAPÍTULO 11 ( Penúltimo Capitulo)










Arthur ficou rondando a casa como um predador, tomando café preto e passando a mão pelos cabelos. Ele queria tanto um cigarro, poderia gritar, vociferar e colocar as paredes abaixo.
Lua estava no quarto de hóspedes, revirando-se na cama, suspeitava ele. Foi decisão dela abandoná-lo, deixar sua cama vazia e fria. Não que ele se importasse. Não queria mesmo dormir ao lado dela, de qualquer maneira.
Não precisava de uma mulher na sua vida, não uma mulher que vivia mentindo para ele, magoando, fazendo seu coração se tornar insensível. Dirigiu-se para a cozinha e se serviu de outra xícara de café, deu meia-volta e quase tropeçou no próprio pé.
Lua estava de pé no corredor, uma camisola longa e esvoaçante derretia em contato com seu corpo como cera cor-de-rosa.
— O que você está fazendo? — indagou Arthur.
— Eu vim pegar uma mamadeira para Miguel.
— Ele está acordado?
Lua fez que sim com a cabeça.
— A febre dele estava um pouco alta. Dei alguma coisa para ver se passa.
Lua seguiu até a geladeira e encheu uma mamadeira. Arthur queria enterrar seu rosto nos cabelos dela e chorar, lamentar a morte da criança da maneira como qualquer pai deveria ser capaz de fazer. Mas não conseguia convencer-se a tocá-la.
— Qual é a temperatura de Miguel? — perguntou.
— Trinta e nove graus.
— Isso parece ruim.
— As febres tendem a atingir um pico durante a noite. Ele vai ficar bem. O remédio já vai fazer efeito.
Lua tampou a mamadeira, e Arthur olhou fixamente para ela, imaginando qual teria sido a aparência dela durante todos aqueles meses, grávida do seu filho. Bonita, concluiu Arthur.
— Preciso ir — despediu-se ela.
Lua lhe deu as costas, e Arthur tomou uma boa dose de fôlego.
— Eu vou com você. Eu quero ver Miguel.

Entraram juntos no quarto de bebê, cuidando para não se tocarem, para não encostarem os ombros, evitando qualquer possibilidade do mais leve contato físico.
Ela ergueu o menino no berço e o acomodou no recosto, oferecendo o leite a Miguel.
— O outro pônei era igual a este? — questionou Arthur.
— Era. Absolutamente idêntico.
— E tocava a mesma música?
— Sim. — Novamente, um sussurro. — A mesma canção de ninar.
— Onde ele está enterrado? Eu preciso saber. — Arthur precisava visualizar o local na mente, para localizar o sítio.
— Ele foi enterrado no mesmo lugar em que nasceu. Em Oklahoma. Nós estávamos em uma cabana remota nas colinas, um lugar apertado com um fogão à lenha e paredes rústicas. Eu ia contar tudo a você sobre o bebê — explicou Lua. — Quando nosso relacionamento se tornasse mais sólido.
Arthur desistiu, se ajeitou, olhou para ela.
— Mais sólido?
— Eu tinha sonhos. Esperanças. Desejos tolos. Talvez ele se apaixone por mim, talvez ele aceite um compromisso para o futuro.
— Eu me comprometi. — Arthur tentou não rosnar, mas sua voz ainda saía grosseira. — Nós íamos nos tornar uma família.
— Mas você não me ama. Como nós podemos nos tornar uma família se você não me ama?
— O amor não é toda essa bobagem que dizem por aí — disparou Arthur.
— Como você sabe? — desafiou Lua amavelmente.
— Eu vi minha mãe sofrer por causa disso — rebateu Arthur tão suavemente quanto ela.
Nesse impasse, ambos mergulharam em silêncio, as palavras bloqueadas em um beco sem saída, entre eles.

— Miguel ainda é meu filho — disse ele.
— Eu não estou tentando afastá-lo de você.
— Você vai embora, não é mesmo?
Lua prometeu que ficaria, mas ele sabia desde o começo que ela não conseguiria manter a promessa.
Quando ela piscou, uma gota de lágrima fluiu sem escorrer.
— Se você pudesse me dar uma boa razão para eu ficar.
— Eu não posso.
— Eu entendo. — Enxugou os olhos. — Eu magoei você profundamente, e lamento muito por isso. Se eu tivesse a chance de desfazer todo esse mal, não hesitaria.
Mas ela não podia, pensou Arthur.
E ambos sabiam que tudo estava acabado. Desaparecendo na noite, em uma lembrança que ele jamais esqueceria.
No dia seguinte,Lua aguardava diante da porta da casa de Julianne e Paco.
Julianne atendeu, usando um vestido curto e um rabo-de-cavalo, com uma aparência radiante e jovial, espantosa para os seus 40 anos.
— Oi — cumprimentou Julianne, com um sorriso irlandês cintilante.
— Oi. — Lua se sentia imatura e confusa, ávida pela sabedoria de Julianne. — Paco não está em casa, está?
— Não, ele saiu com um grupo para uma excursão às colinas. Você queria falar com ele?
— Não, de fato, é com você que eu gostaria de conversar. É que eu pensei que seria melhor se estivéssemos sozinhas. Você sabe, assunto de mulher.
— Então entre. — Julianne puxou Lua pela mão, oferecendo compaixão imediatamente. — Onde está Miguel? — perguntou ela, estudando a expressão ansiosa de Lua.
— Miguel não está se sentindo bem. Arthur está com ele. — E eles mal haviam se falado, sem saber o que dizer um para o outro naquela manhã.
Julianne levou Lua até a cozinha, fez com que se acomodasse à mesa e preparou duas xícaras de chá.

Julianne reclinou a cabeça, seus olhos tão verdes quanto uma pradaria sem fim.
— Você parece perdida, Lua
E estou, respondeu para si mesma. Perdida sem o homem que eu amo.
— Arthur e eu não vamos conseguir. Não vai dar certo.
— Oh, querida. Você está certa disso?
— Sim. Acabou. Ele não me ama. Nunca amou.
— Isso é impossível. Você já reparou no modo como ele olha para você?
— Arthur gosta de mim. Sempre gostou. Mas isso não é amor. Ele mesmo admitiu que não é.
— Minha nossa. Eu não sei o que dizer. Você veio me pedir ajuda e eu simplesmente não sei o que dizer.
— Tudo bem. Estar aqui já ajuda.
— Paco e eu tivemos problemas, também. Eu quase o abandonei. Mas, no final, ele venceu. Paco me trouxe para a vida dele da maneira como eu precisava. Ele compartilhou seu passado comigo. Todas as coisas a seu respeito.
— Eu escondia segredos de Arthur, mas agora ele os conhece. Ele sabe tudo a meu respeito, do jeito que você sabe tudo sobre Paco.
— Então dê tempo ao tempo — aconselhou Julianne.
— O tempo não vai fazer com que ele me ame. — Lua tentou deixar que o ritmo do balanço de Brendan a acalmasse, para reunir as forças que necessitava para tomar a decisão que só cabia a ela. — Eu vou me mudar. Mas não estou muito certa quanto ao lugar para onde devo ir.
— Quando eu estava preparada para ir embora, preferi voltar para casa. Para a Pensilvânia, onde cresci. — Julianne deixou seu assento, abriu um armário e retirou um pote de biscoitos. Depois de enfileirar wafers recheados com creme de baunilha em uma travessa, Julianne os colocou sobre a mesa. — O lar é um bom lugar para recomeçar.
— Eu sei.
Julianne deu a ela um sorriso faceiro.
— Você acha que eu devo ficar?
— Sim, eu acho.

Aquele era um bom conselho, um conselho protetor, um conselho lógico, mas Lua não poderia segui-lo.
Lua voltou para a casa de fazenda meio arredia. Exatamente como Arthur esperava. Não tiveram muito o que dizer um para o outro. Eles eram dois estranhos agora.
— Olá, querido. —Lua alisou os cabelos escuros e densos do menino, e Miguel se voltou para ela com um sorriso desanimado. — Você está melhor?
— A febre baixou — disse Arthur.
— Você está preparando o almoço dele? — ela quis saber.
— Hoje é meu dia de folga. Não me importo de ficar em casa e agir como um pai. — Arthur colocou um prato inquebrável diante de Miguel e deixou que o garoto catasse a comida com os dedos.
— Preciso fazer alguns preparativos — avisou Lua.
Deu uma espiada em Miguel, viu o menino espremer uma rodela de banana.
— Para ir embora?
— Sim.
Christopher congelou. Sabia que isso aconteceria.
— Para onde você vai? — perguntou ele.
— Eu não sei. — Para se manter ocupada, Lua começou a carregar a máquina de lavar louça, limpando os pratos que Arthur deixara dentro da pia. — Algum lugar. Qualquer lugar.
- Julianne acha que eu devo continuar no Texas. Nesta área. — Lua raspou um prato, removendo os restos do café-da-manhã de Arthur, panquecas que ele mal tocara. — Mas eu não posso. Eu não pertenço mais a este lugar. Preciso reconstruir minha vida. Assim que Miguel melhorar o bastante para viajar, vou escolher um lugar para ir.
— Você vai precisar de dinheiro. O suficiente para se sustentar até arranjar um emprego. — Queria tomá-la nos braços, abraçá-la até que o mundo desaparecesse. Mas aquilo apenas alimentaria sua obsessão, agravando a angústia dentro dele. — Ajudarei você a se mudar. Enquanto isso, pode continuar aqui. No quarto de hóspedes — enfatizou.

— Obrigada. — Com a voz embargada, ela deu um pigarro para limpar a garganta.
Arthur se voltou na direção de Miguel. O que iria ser da sua vida sem o filho?
— Ei, parceiro. — Limpou a face e as mãos da criança, recebendo um olhar enviesado como recompensa pelo esforço.
— Vou dar um banho nele — disse Lua.
— Talvez devêssemos fazer isso juntos — sugeriu ele, incapaz de suportar a idéia de se separar da criança tão cedo.
— Tudo bem. — A voz de Lua estava calma, entristecida.
Entraram no banheiro, e Lua encheu a banheira, adicionando a espuma de banho favorita de Miguel, dois barcos de brinquedo e um polvo de borracha.
— Eu vou perder o primeiro aniversário de Miguel — disse Arthur sem sentir. Com certeza Lua então já estaria longe.
— Eu gostaria de poder ficar. Mas não posso. Simplesmente não posso.
Antes que a água esfriasse, Lua enxaguou Miguel e o enrolou com uma toalha. Macio e quente, o bebê se agarrou a ela, entregando o polvo para Arthur.
— Obrigado, parceiro. — Sentiu uma pressa de guardar o brinquedo, de esconder aquilo em algum lugar, para que pudesse apertá-lo contra o peito quando a criança se fosse.
Deveria guardar alguma lembrança de Lua, também? A gargantilha de pérolas que lhe dera no seu 20° aniversário? Não, as pérolas não. Não poderia tomar um presente de volta.
Seguiu Lua até o quarto do bebê e observou enquanto ela colocava a fralda e vestia Miguel.
Quando ela se virou, seus olhos se encontraram.
Sua amiga.
Sua ex-amante.
A mulher que, os céus o ajudem, Arthur simplesmente não conseguiu segurar.

Um comentário: